Confira as 3 enfermidades que serão tratadas com cannabis no Sistema Único de Saúde (SUS) em São Paulo

Tarcísio de Freitas estabeleceu as enfermidades que serão tratadas com cannabis para fins medicinais distribuída pelo SUS em São Paulo: síndrome de Dravet, síndrome de Lennox-Gastaut e esclerose tuberosa.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, determinou que apenas três enfermidades poderão ser tratadas com os produtos à base de cannabis distribuídos pelo SUS no estado. Serão três condições de saúde que ocasionam convulsões no paciente: síndrome de Dravet, síndrome de Lennox-Gastaut e esclerose tuberosa.
A experiência pessoal do governador Tarcísio de Freitas pode ter influenciado essas seleções. No momento em que a lei foi sancionada, o político mencionou um sobrinho que possui a síndrome de Dravet e teve melhoras significativas ao utilizar medicamentos com canabidiol (CBD), um dos componentes mais abundantes na planta de cannabis.
Conforme divulgado em um artigo da Veja, a expectativa é que os medicamentos estejam disponíveis nas unidades de saúde a partir da semana que vem. A revista também informa que essas três condições de saúde foram escolhidas por um grupo composto por 32 entidades médicas, políticas e da sociedade civil. Posteriormente, o grupo pretende incluir outras enfermidades na lista, e a reportagem sugere que possam ser autismo, epilepsia e dor crônica.
O governo de São Paulo sancionou a lei, de autoria do deputado Caio França, em 1º de fevereiro de 2023, com algumas exclusões. Agora, já temos conhecimento dos primeiros beneficiados pelo programa de distribuição gratuita de produtos à base de maconha pelo SUS no estado.
As três enfermidades possuem uma característica em comum: todas causam convulsões nos pacientes. Não é à toa que a cannabis é tão eficaz nesses casos, pois a interação da planta com o sistema endocanabinoide é capaz de interromper essas crises com menos efeitos colaterais do que os tratamentos convencionais.
Fonte: Veja Abril
Leia mais em nosso Blog